O Grupo Thathi de Comunicação (TH+), liderado pelo empresário bilionário Chaim Zaher, é o novo controlador da TV Tambaú, afiliada do SBT na capital paraibana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º), em São Paulo, pelo próprio empresário, durante entrevista ao programa TH+ SBT, transmitido pela TV TH+ Interior.
Segundo Zaher, o contrato de aquisição já foi assinado e aguarda apenas trâmites burocráticos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o grupo assuma oficialmente a emissora paraibana. “Nós vamos assumir o SBT de João Pessoa. Já assinamos. Depois que assina não tem mais como voltar atrás. Em breve estaremos assumindo o SBT em João Pessoa e ampliando essa parceria com o SBT”, declarou.
O anúncio da compra da TV Tambaú — uma das principais afiliadas do SBT no Nordeste — aconteceu durante a inauguração dos novos estúdios da TV TH+ Interior, com a presença de Daniel Abravanel, diretor de rede do SBT e sobrinho de Silvio Santos; do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho; do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP); do prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL); e do ex-ministro Gilberto Kassab (PSD).
TV Tambaú: história e transição
Fundada em 1991, a TV Tambaú pertence atualmente ao Grupo Marquise, conglomerado empresarial com sede no Ceará e atuação predominante na construção civil. A emissora paraibana já foi afiliada da extinta TV Manchete e, desde 1994, integra a rede SBT. Além da TV, o Grupo Marquise também controla na Paraíba a Rádio Clube FM e o Portal T5.
Até o momento, a direção da TV Tambaú e o Grupo Marquise ainda não se manifestaram oficialmente sobre a venda.
Curiosamente, esta não é a primeira transação entre o Grupo Thathi e os cearenses do Marquise. Em Alagoas, a rádio que pertencia ao grupo cearense foi incorporada à rede Nova Brasil FM, de Zaher, em 2019, e adquirida formalmente no ano seguinte.